domingo, 12 de dezembro de 2010

Os escritores mais bem pagos do mundo

Ainda que a indústria editorial tenha se debatido nos últimos anos para substituir um argumento do tipo "E viveram felizes para sempre...", ainda é possível ganhar muito dinheiro com livros. Seguramente essa indústria já não goza do sucesso que teve no passado por causa do estado atual da economia, da Internet e das grandes superfícies comerciais, mas os melhores escritores ainda conseguem transformar ficção em montanhas de dinheiro. De fato, as 10 estrelas da nossa lista dos escritores mais bem pagos do mundo arrecadam em conjunto US$ 563 milhões entre 1º de Junho e 2007 e 1 de Junho de 2008, graças gordos pagamentos adiantados, vendas impressionantes e adaptações para a tela grande.


No topo da lista está J.K. Rowling, que arrecadou impressionantes 300 milhões de dólares durante o ano. Outrora, uma mãe solteira que vivia à custa da segurança social, Rowling pode agora reclamar o estatuto de multimilionária autora de best-sellers graças à saga Harry Potter. As aventuras do pequeno mágico e dos seus colegas de Hogwarts surpreenderam o mundo editorial em1998, quando Harry Potter e a Pedra Filosofal se tornou num êxito bona fide. Nos dez anos subsequentes, esse e os seis livros que se seguiram na saga venderam mais de 375 milhões de cópias em todo o mundo. No cinema, a saga de Potter já gerou 4,5 mil milhões de dólares em receitas de bilheteira em todo o mundo, e mais três filmes aguardam produção e lançamento.

James Patterson ocupa o segundo lugar da lista, faturando formidáveis 50 milhões de dólares durante 12 meses.
Tal como Rowling, o autor de A Conspiração da Aranha conta com uma base de fãs fanáticos e uma aparentemente interminável lista de livros para entretê-los. Na verdade, Patterson lança pelo menos dois volumes por ano e já vendeu mais de 150 milhões de livros em todo o mundo. Os seus títulos mais recentes são: Sail (uma leitura de Verão), Sundays at Tiffany's (uma história de amor) e The Dangerous Days of Daniel X (um mistério sobre um assassino).

Contudo, o autor que se tornou numa marca só por si também foi para além dos livros, entretendo-se em adaptações para cinema e TV, assim como para videogames. Tome-se como exemplo a sua popular série Women's Murder Club, que não só foi adaptada à televisão numa série de pouca duração da Walt Disney exibida pela ABC, como também foi transformada em um videogame.

No terceiro lugar da lista surge Stephen King, que ganhou 45 milhões de dólares durante o ano. O rei do terror sobrevivia às custas de um salário de professor antes do lançamento do seu livro Carrie em 1974. Desde então, publicou mais de 40 livros e vendeu mais de 350 milhões exemplares. Também já deixou a sua marca no cinema e na TV, assim como nos quadrinhos. Desde 2003 que o fervoroso adepto do time de beisebol dos Boston Red Sox dá regularmente as suas opiniões culturais na coluna "The Pop of King" da Entertainment Weekly.

Tom Clancy está em quarto lugar, arrecadando 35 milhões de dólares este ano.
O mestre do thriller político tornou-se num dos grandes nomes da indústria com títulos como Caçada ao Outubro Vermelho e Jogos de Poder, tendo ambos sido igualmente um êxito nos cinemas. O autor de best-sellers esteve nas primeiras páginas dos jornais no ano passado, quando vendeu os seus direitos à empresa de videogames Ubisoft, por uns alegados 100 milhões de dólares.

Fechando os cinco primeiros surge Danielle Steel, com 30 milhões de dólares. Até à data, a decana dos romances já publicou mais de 70 obras em 47 países e 28 línguas. Além disso, mais de 20 dos seus romances foram adaptados para a TV, sendo que vários desses filmes marcaram as vidas de muitas mulheres. Do currículo de Steel também fazem parte: uma galeria de arte em São Francisco e um perfume Elizabeth Arden.

A lista inclui ainda outros nomes, como: Nicholas Sparks, Janet Evanovich, John Grisham, Dean Koontz e, graças a um pouco de magia de Oprah Winfrey, Ken Follett. No ano passado, Oprah escolheu o romance de 1989 de Follett denominado Pilares da Terra para os seus telespectadores, tornando-o num best-seller. Com amigos assim, quem é que precisa de um novo livro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário