Definição
Teoricamente, a Medicina Ortomolecular (MO) se preocupa em corrigir qualquer desequilíbrio na constituição molecular do indivíduo, principalmente porque a maioria das patologias vêm acompanhada por alterações da composição bioquímica do organismo. Isto significa que uma correção, principalmente nutricional, provocaria um restabelecimento da homeostase (equilíbrio) interna. Portanto, a MO é usada tanto para prevenir como para tratar doenças.
Como Atua
A MO atua no indivíduo através de quatro vias :
Repondo uma substância que esteja em falta no organismo. Exemplo: Na pelagra usa-se vitamina B3.
Fazendo a eliminação ou inibição da absorção de uma substância tóxica no organismo. Exemplo: quelação pelo EDTA.
Aumentando a concentração de uma substância que mesmo estando com seus níveis normais, tem um efeito farmacológico quando em concentraçòes mais altas. Exemplo: utilização de vitamina C na gripe.
Combatendo o excesso de radicais livres (RL) responsáveis por uma série de patologias identificadas pela MO .
As matérias-primas utilizadas como medicação são, na maioria das vezes, substâncias que existem normalmente no organismo :
Vitaminas
Sais minerais
Aminoácidos
Lipídios
Hormônios
Antioxidantes
etc.
Em algumas ocasiões a MO lança mão de agentes terapêuticos provenientes de alimentos comuns por meio de um aconselhamento nutricional em que chamamos de Alimentação Funcional.
Tudo isso faz com que a Medicina Ortomolecular seja uma medicina natural com uma característica até agora inédita nesta área: o suporte dos conhecimentos mais recentes da medicina moderna.
Portanto, a Medicina Ortomolecular é uma especialidade médica que procura restabelecer o equilíbrio molecular do organismo.
A terapia ortomolecular é um tratamento que consiste em proteger o organismo contra a agressão dos " radicais livres ", que dão origem a problemas de saúde como doenças degenerativas (artrites, câncer...), ao mal que afringe a grande parte da população - o stress - e a outros tipos de doenças, além de proporcionar o envelhecimento precoce e diversas alterações a nível orgânico, fisiológico e estético, tornando-se assim a terapia ortomolecular uma excelente maneira de se previnir também contra as doenças da 3 idade.
Para promover este bem estar que a terapia ortomolecular proporciona, é necessário fazer periodicamente o exame da gôta de sangue (teste do hlb) no qual se detecta o nível de destruição sanguínea causada pelos radicais livres, (substâncias produzidas pelo oxigênio, pelo stress, fumaça de cigarro, por metais tóxicos), e que através deste controle dos radicais livres, realizado com o uso de antioxidantes, o médico ortomolecular consegue melhorar o padrão de vida dos pacientes, e em certos casos previnindo contra futuros males.
Através do mineralograma do cabelo (exame do cabelo) realizado nos estados unidos, é possível detectar deficiências minerais essencias do nosso corpo precocemente, como por exemplo o cálcio (osteosporose), o lítio (depressão), o selênio (poderoso destruidor dos radicais livres), e também se há a presença de metais tóxicos causadores de sintomas e doenças, como por exemplo o alumínio (diminuição da memória), o chumbo (enxanquecas, tonturas), mercúrio (alteração do humor), níquel (queda dos cabelos).
Desta forma a terapia ortomolecular procura previnir através:
Do mineralograma do cabelo,
Exame do cromossomo para detectar infarte em pessoas jovens,
Exames de marcadores de canceres de mama, próstata, útero, fígado, intestino;
E auxiliar no tratamento de doenças como:
Stress;
Diabetes;
T.p.m
Menopausa;
Artrites;
Osteoporose
E diversas outras doenças;
Com isso, a reposição dos minerais essencias e a retirada dos tóxicos, a terapia ortomolecular consegue um equilíbrio do nosso corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário