sábado, 15 de dezembro de 2012

Quadro de Leonado Da Vince escondia 3 desenhos

Três desenhos que poderão ter sido criados por Leonardo da Vinci foram descobertos no reverso de um quadro do mestre florentino "A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana", que se encontra exposto no Museu do Louvre, em Paris.

De acordo com o museu parisiense, na sequência de um exame laboratorial do quadro pelo departamento de pintura, os especialistas fizeram a descoberta "excepcional" de uma cabeça de cavalo, a metade de um crânio humano, e de um menino Jesus com um cordeiro.

Exames mais aprofundados realizados pelo Centro de Pesquisa e de Restauro dos Museus de França confirmaram a presença dos desenhos cujo estilo evoca a obra de Leonardo da Vinci (1452-1519), mas serão feitos mais testes para o comprovar.

Esta descoberta é considerada excepcional porque os desenhos executados no reverso de quadros são muito raras, e até ao momento eram desconhecidos exemplos na obra de Leonardo da Vinci.

"A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana" é uma pintura de grandes dimensões que retrata a Virgem Maria sentada ao colo da mãe, Santa Ana, e o menino Jesus a brincar com um cordeiro, numa cena intimista da vida familiar dos personagens em plena natureza.

No reverso da pintura, os especialistas descobriram, através de câmaras de infra-vermelhos, desenhos traçados em painéis de madeira constituídos por quatro pranchas verticais.

A cabeça de cavalo tem 18 centímetros de altura e dez de largura, e o animal parece querer apanhar algo com o focinho.

O segundo desenho mede cerca de 16,5 centímetros de altura por dez de lagura e representa metade de um crânio com a sua cavidade orbital, parte da cavidade nasal e do maxilar, com os dentes.

Numa outra prancha foi descoberta uma figura do menino Jesus com 15 centímetros de altura. O desenho apresenta apenas meio corpo do menino, com a cabeça virada para a direita, brincando com um cordeiro, que poderá estar relacionado com o representado no quadro "A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana".

Nenhum comentário:

Postar um comentário