domingo, 5 de maio de 2013

O queijo mais nojento do mundo

Originário da região da Sardenha, Itália, e derivado do queijo Pecorino, o queijo Casu marzu é o queijo mais nojento do mundo .

Se você já é meio reservado quanto ao queijo francês roquefort e outros, pela presença de fungos usados em sua fermentação, espere até conhecer o Casu marzu. A fermentação exagerada (que muitos consideram estado de decomposição) desse queijo é feita com a introdução deliberada da larva da mosca do queijo (Piophila casei), que passa a comê-lo.Os ácidos do aparelho digestivo da larva deixam a textura do queijo macia e cremosa.

Num casu marzu típico, podem ser encontradas milhares de larvas que podem ser retiradas ou não, na hora de consumi-lo, dependendo do gosto de cada um.

E ainda piora. O queijo é considerado tóxico quando as larvas estão mortas, devendo apenas ser consumido com as larvas vivas. Seu consumo pode causar miíase e infecções intestinais.Entre os sintomas estão náusea, vômitos, dores abdominais e diarréia hemorrágica.A larva da mosca é muito resistente ao ácido do estômago humano e pode chegar ao intestino viva causando lesões estomacais e problemas gastrointestinais.

O governo da Sardenha tornou sua comercialização ilegal por questões de saúde, aplicando multas pesadas aos infratores.Mesmo assim, o queijo pode ser encontrado no mercado negro pelo dobro do preço do queijo pecorino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário