Tomar café e inclusive aplicá-lo diretamente sobre a pele pode resultar eficaz para prevenir o câncer de pele provocado pela exposição excessiva ao sol. Segundo um estudo da Universidade de Rutgers (EUA), a cafeína atua a nível molecular inibindo uma proteína na pele chamada ATR que, ao ser neutralizada, leva à destruição das células que sofreram algum tipo de dano pelos raios ultravioletas.
Os pesquisadores modificaram ratos geneticamente para reduzir em sua pele a função da proteína ATR, primordial na multiplicação de células da pele danadas pelos raios ultravioletas do sol.
Após 19 semanas de exposição à luz ultravioleta, os ratos modificados desenvolveram 69% menos de tumores e desenvolveram quatro vezes menos tumores invasivos. No entanto, os efeitos protetores não foram permanentes. Após 34 semanas de exposição aos raios ultravioletas, todos os ratos desenvolveram tumores, segundo publicou hoje a revista PNAS.
- "A cafeína poderia se converter em um arma eficaz na prevenção do câncer porque inibe a ATR e atua como protetor solar absorvendo a luz ultravioleta", assegura Allan Conney, coautor do estudo, que tem previsão de testar agora, através de novos experimentos, a eficácia do uso tópico desta substância em humanos.
Via | Science Daily./NIDG
Nenhum comentário:
Postar um comentário