sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Síndrome do pânico

A Síndrome do Pânico faz com que o corpo reaja como se estivesse frente a um perigo, porém não há nada visível que possa justificar esta reação.

Ele se caracteriza por dois aspectos, um psíquico e outro físico. Uma súbita sensação de medo, terror, angústia, ansiedade, sensação de morte iminente, sensação de perda de controle de si, sensação de estranheza em relação ao ambiente. Essas são as sensações do ponto de vista psíquico.

Ao mesmo tempo há várias manifestações físicas: palpitações, falta de ar, sudorese, vertigens, dor no peito, náuseas e tonturas. Em geral o início do ataque é abrupto, pode ou não ter fatores desencadeantes (por exemplo, estresse, uso de drogas), sua duração em geral varia de minutos a horas, desaparecendo gradualmente.

O impacto é muito grande

Embora as pessoas utilizem a expressão "pânico" para falar de seu estado de espírito ou para dizer que estão ansiosas, do ponto de vista técnico somente os sintomas acima descritos caracterizam um ataque de pânico.

É comum que os ataques se repitam com alguma frequência (desde várias vezes ao dia, até ataques esporádicos) passando a constituir o transtorno de pânico.

Os ataques podem ocorrer a qualquer hora ou local, sem aviso prévio. Além de deixar a pessoa insegura, ela pode desenvolver um grande medo de ter novos ataques, o que é denominado agorafobia. A pessoa passa a evitar sair de casa por se sentir insegura ou a evitar os locais ou situações nos quais apresentou os ataques de pânico (p. ex., locais fechados como carros, metrô, elevadores). Com isso sua vida cotidiana começa a sofrer prejuízos significativos.

Como ele ocorre

Ele começa usualmente na adolescência ou inicio da idade adulta. Embora raro, pode ocorrer também em crianças. Atinge cerca de 1% a 2% da população e é duas vezes mais frequente nas mulheres que nos homens. É um transtorno de longa duração, que tende a ser recorrente, mesmo com tratamento. A pessoa pode passar longos períodos sem o transtorno, mas este pode voltar a se manifestar novamente.

Diagnóstico

Para o diagnóstico do transtorno de pânico, é fundamental observar as queixas do paciente. Exames laboratoriais e eletrocardiograma podem ser solicitados e usualmente estão normais. Em algumas pessoas é detectada uma pequena alteração em uma válvula do coração ("prolapso de valva mitral"), mas a relação entre tal alteração e o transtorno de pânico não está comprovada.

Como vencer a solidão e a depressão




Para o filósofo alemão Martin Heidegger, solidão é a condição original de todo ser humano. Filosoficamente falando, nascer é ser lançado à própria sorte. O que nos diferenciaria uns dos outros é a forma como lidamos com essa solidão: podemos senti-la como liberdade ou como abandono. Ao encarar a solidão natural como possibilidade de ser livre, assumimos a responsabilidade pelas nossas escolhas, corremos os riscos para conseguir obter o que precisamos e encontramos em nós mesmos o amparo e a segurança para os momentos difíceis. Se, por outro lado, sentimos que fomos abandonados, deixamos de lutar pelas nossas escolhas, nossa existência e colocamos no outro a responsabilidade pela nossa própria vida.

O autoconhecimento e a autoaceitação podem colocar diante de nós uma pessoa de quem tínhamos nos esquecido e que é nossa companheira em todas as aventuras que quisermos viver, nós mesmos. No momento em que descobrimos significado em simplesmente sermos quem somos, podemos nos relacionar com os outros sem o peso de esperar deles a solução para as nossas angústias. O que pode tornar nossa vida prazerosa parece vir dessa descoberta pessoal, quando ouvimos nossos desejos, respeitamos a nossa vontade, temos segurança para expressar nossos sentimentos e buscar nossos objetivos.

Quando estiver mais familiarizado consigo mesmo, e quiser agitar, não vão faltar alternativas:

•Aumente suas redes virtuais e, ao mesmo tempo, busque também encontrar pessoalmente essas pessoas da net. Talvez você não construa amizades profundas, daquelas em que os dois lados têm muitas afinidades, mas tudo bem: são as amizades superficiais que nos apresentam novas ideias, e isso amplia nossos horizontes.
•Por isso, abandone aquela sensação de que só vale a pena sair de casa para se encontrar com “grandes amigos”. Isso faz parte de uma série de comportamentos que o psicanalista Contardo Calligaris identificou como típicos da solidão urbana. Permita-se “perder tempo” com pessoas que conhece menos. Arrisque. Não adianta rezar por aventura e ter medo de um happy hour com o pessoal do escritório.
•Ter hobbies é uma maravilha. Aproveitar o tempo livre lendo um bom livro também reconforta. Cozinhar alguma coisa que você adora e organizar um belo jantar pra si mesmo pode ser gostoso. Mas tudo isso não deve se transformar em desculpa para deixar de aceitar convites. Muitas pessoas fogem da convivência social com medo de abrir mão dos hábitos solitários consolidados em anos e anos de isolamento
•Passar a vida se preparando para um grande amor não vai deixá-lo mais próximo dele. Agir assim pode simplesmente não permitir que um grande amor aconteça de fato. Para isso também vale a pena aceitar convites. Mesmo que no dia seguinte você tenha que acordar cedo. Não permita que a rotina se torne uma camisa de força para o desejo de se relacionar.
•Academias são ótimas, mas ficam melhores se forem o começo da sua “exposição” social. Correr na esteira achando que está correndo junto com o corredor da esteira seguinte é uma ilusão. Se atividades físicas o interessam, tente grupos de corrida ao ar livre. Com tanta coisa acontecendo em volta, não vai ser difícil ter assunto. Sem contar que os instrutores têm sempre muito know-how em promover momentos de socialização. Aproveite.
•Cursos relacionados a artes, cultura, música são verdadeiros catalisadores de solitários em busca de companhia. Se decidir frequentar um deles, tente ir além das perguntas básicas na hora do café. E ouça. Ter a disponibilidade de ouvir os outros faz milagres pelas relações. Afinal, essa é uma das necessidades que nos movem em direção a eles, o desejo de trocar experiências.

Síndrome metabólica







O mundo atual está vivenciando grande aumento da incidência de obesidade, de hipertensão arterial, do aumento do colesterol no sangue e do diabete.

A presença desproporcional dessas patologias coincide com o aumento da casuística de morte súbita mundial por causas cardíacas e vasculares, como infarto do miocárdio (do coração) e derrame cerebral, sugerindo associação dessas doenças com as principais causas de morte da atualidade.

A presença de aumento de peso com índice de massa corpórea acima de 35 (IMC=peso/altura ao quadrado) aumenta de sete a dez vezes o risco de morte por doenças cardiovasculares.

Sabemos que as patologias cardíacas e vasculares podem se manifestar apresentando poucos sintomas, evoluem com lesão progressiva dos vasos de todo corpo, ocasionando em longo prazo, se não tratadas, a morte súbita.

A Síndrome Metabólica é um transtorno complexo, caracterizado por um conjunto de fatores de risco, que se manifestam no indivíduo, aumentando as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. Ela tem como base a resistência à ação da insulina e o aumento da gordura abdominal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, ainda não há muitos estudos sobre a prevalência da SM na população brasileira. No entanto, um estudo de base populacional, realizado em 2008, mostrou uma prevalência elevada, com uma proporção de 24% (Cavagioni et al).

Componentes

Taxa elevada de glicose em jejum
A insulina é um hormônio produzido no pâncreas que participa do metabolismo da glicose, isto é, queima do açúcar. Na Síndrome Metabólica ocorre a resistência do organismo à ação da insulina que age nos tecidos, resultando em aumento da glicose e da própria insulina no sangue, uma vez que o pâncreas a produz ainda mais, em resposta ao acúmulo de glicose.

Alteração das taxas de gordura
Além de agravar a propensão ao diabetes, a resistência à insulina provoca alterações nos níveis de gorduras no sangue, principalmente aumentando os triglicérides e reduzindo o bom colesterol (HDL).

Obesidade central (aumento da circunferência abdominal)
A gordura que se acumula nessa região está relacionada aos mecanismos das doenças cardiovasculares. O tecido adiposo (gordura) do abdômen produz diversas substâncias, algumas delas responsáveis pela formação de placas ateroscleróticas nas artérias.

Atenção aos parâmetros atuais: Mulheres com uma medida da cintura de mais de 88 centímetros, ou homens com a medida da cintura de mais de 100 centímetros, podem ter maior risco. Para medir sua circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do seu abdômen, na altura da cintura.

Hipertensão arterial
É a pressão arterial > ou igual 130mmHg ou > ou igual 86 mmHg encontrada em, pelo menos, duas medições.

Recomendações

1.Antes de iniciar atividade física e dieta, principalmente a partir dos 35 anos, um médico deve ser consultado para avaliar a capacidade nutricional, cardíaca, pulmonar e muscular individual.
2.Ingestão diária de frutas frescas é fundamental. Elas contêm vitaminas, que são antioxidantes e, portanto retardam o envelhecimento, dificultam o aparecimento de rugas, combatem a inflamação, diminuem o depósito de gordura nos vasos, além de conter fibras que facilitam a evacuação e diminuem a incidência de câncer de intestino e de mama.
3.Atividade física pelo menos quatro vezes por semana, com duração de 40 minutos, pois a partir desse tempo o músculo queima, além do açúcar, também a gordura como fonte de energia. As atividades físicas devem ser adequadas, se possível, dentro de sua rotina diária.
4.A atividade física deve ser progressiva e contínua, adequando-se à capacidade física individual. Ao mesmo tempo, que seja prazerosa, para obter maior adesão e liberar maior quantidade de endorfinas.
5.Os alimentos industrializados e com muita gordura devem ser evitados, e substituídos por aqueles ricos em fibras, como grãos e verduras. Prefira comidas cruas ou cozidas ao invés de frituras.
6.Quando ingerir maior quantidade de comida rica em carboidratos ou gordura aumente a atividade física nos dias subsequentes, para permitir que o excesso seja compensado com aumento do gasto de energia.
7.Durma pelo menos sete a oito horas diárias. O sono permite relaxamento, menos estresse no cotidiano e menor chance de processos oxidativos e inflamatórios, e melhora as defesas imunológicas do organismo.
8.Pare para comer, sentando-se à mesa com pessoas que você aprecie. Coma pelo menos quatro vezes por dia, e, se necessário, diminua a quantidade de alimento por refeição, mas nunca espace o intervalo entre refeições. O jejum prolongado aumenta a absorção dos alimentos ingeridos pelo intestino. Coma com prazer, mas coma o que é conveniente, na quantidade adequada.
9.Coma o necessário para viver bem e não viva para comer!

Para aliviar a dor de cabeça sem remédios







Ninguém discute a eficácia da acupuntura, consagrada por inúmeras pesquisas. Uma delas acaba de ser publicada no jornal americano Rheumatology, mostrando seus bons resultados contra dores nas costas. De quebra ela atua em outros aspectos, como a depressão e a ansiedade, melhorando a qualidade de vida de quem sofre de males crônicos. Nas dores de origem muscular, a eficácia beira os 70%. As agulhas também são uma boa opção para quem não deveria tomar remédios a torto e a direito.

O poder das gotinhas - Na visão da homeopatia, terapia criada pelo médico alemão Samuel Hanemann (1755-1843), o que abre caminho para a dor é sempre uma desarmonia. Seus remédios, no caso, despertam reações semelhantes àquelas da doença que está gerando o mal-estar e ensinam o corpo a lutar contra esse mal para reencontrar o equilíbrio. Daí, a sensação dolorosa some. E a demora nos resultados não passa de um mito. Com um bom diagnóstico e um remédio certeiro, a resposta pode ser quase imediata.

Cérebro em transe - Pesquisas em instituições renomadas mostram que a hipnose ajuda, e muito, quem vive reclamando de dores. Uma delas, feita na prestigiada Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que pacientes hipnotizados durante pequenas cirurgias sofreram menos no pós-operatório. Isso porque, ao focar a atenção em uma só coisa, o cérebro é imerso em uma situação que acaba virando realidade. Enganado, ocorrem alterações neuropsíquicas que modificam a percepção. A hipnose trabalha a sensação dolorosa e os fatores psicológicos e sociais que a geram.

Mente tranqüila - Relaxar sempre ajuda a acabar com a dor. Ao liberar endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar, o relaxamento diminui tensões e ajuda a quebrar o ciclo vicioso que mantém o sofrimento. Ele facilita o contato com o inconsciente e auxilia no trabalho com as emoções. Junto com o alongamento, permite tratar tanto os fatores físicos quanto os emocionais.

Toques analgésicos - A massagem é um excelente coadjuvante para tratar praticamente todos os males – desde que a pessoa tenha um diagnóstico médico correto. Quando a origem é postura ou tensão muscular, até pode dar conta do recado sozinha. Inúmeros estudos atentam esse efeito. Além disso, no cérebro os estímulos do toque ocupam o mesmo espaço doloroso, dando uma sensação de alívio. Para muitos terapeutas a técnica está sendo um bom reforço às sessões de acupuntura contra uma tendinite crônica. Entretanto fique de olho na formação do profissional e fuja de quem fez cursos de fim de semana

Mordidas de animais e insetos




Os tipos de mordidas mais comuns são as de cães, gatos e de outros humanos. Menos comuns, mas geralmente mais perigosas, são as mordidas de morcegos, roedores e de outros animais que vivem no mato. Os problemas de saúde conseqüentes a uma mordida dependem do tipo de animal/inseto e da gravidade da mordida. Os possíveis problemas incluem:
•Raiva: infecção grave, causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e que geralmente é fatal. O vírus é transmitido aos humanos através da saliva do animal infectado. Apenas animais de sangue quente podem transmitir o vírus da raiva;
•Veneno: de cobras como a coral, cascavel, jararaca; de aranhas, sendo que um dos piores é o veneno da viúva negra;
•Sangramento;
•Infecção;
•Perda de tecido, em ferimentos desfigurantes;
•Tétano - doença em que ocorre a liberação de uma substância (toxina) que causa endurecimento persistente e doloroso da articulação da mandíbula e até mesmo a morte, e que pode ser prevenida pela vacinação contra o tétano;
•Reações alérgicas, como as que ocorrem em picadas de insetos;
A maioria dos animais domésticos é vacinada contra a raiva e raramente carrega esse vírus. Animais abandonados podem ser um risco se não estiverem vacinados. Os animais com raiva podem apresentar os seguintes sinais:
•Comportamento estranho, como ter atitudes tipicamente noturnas durante o dia;
•Agitação e/ou perda de medo dos humanos;
•Formação de espuma na boca.
Injeções contra a raiva podem prevenir a transmissão do vírus em humanos se administradas logo após a mordida do animal infectado ter ocorrido. Existem antídotos para a grande maioria dos venenos de cobra. Para que façam efeito, estes devem ser administrados num período de algumas horas após a picada. Prevenção
Abaixo seguem-se algumas maneiras de evitar uma mordida de animal:
•Nunca deixe uma criança pequena sozinha com um cachorro ou gato, mesmo que seja o seu de estimação. Animais em dentição e/ou agitados/ansiosos podem morder a criança;
•Ensine as crianças a não provocar os animais. Ensine-as a não jogar pedras, cutucar com varas ou puxar o rabo de animais;
•Não se mexa subitamente e não grite alto quando estiver perto de um animal. Não vá ao encontro de um cachorro sem ter certeza de que este é amigável. Movimentos súbitos e barulhos altos podem assustar o animal e provocar um ataque;
•Tenha cuidado ao separar animais que estejam brigando;
•Deixe os gatos e cachorros sossegados enquanto estiverem dormindo ou comendo;
•Não alimente animais selvagens com as mãos;
•Tenha cuidado ao manipular seu animal de estimação quando este estiver machucado ou doente;
•Não corra de um cachorro estranho;
•Não pegue um animal desconhecido que esteja doente ou machucado;
•Não tenha animais selvagens como animais de estimação;
•Use botas grossas ao caminhar em regiões de cobras.
Perguntas a fazer
A mordida foi no rosto, ou a pele foi gravemente estraçalhada pela mordida?

A vítima foi mordida por uma cobra sabidamente venenosa ou você não tem certeza se a cobra é venenosa ou não?

A pessoa apresenta sinais de choque? Estes incluem:
•Lábios, pele ou pontas de dedos pálidos ou azulados
•Pele fria
•Batimentos cardíacos e/ou respiração acelerados ou lentos
•Fraqueza, tremor
•Inquietação, ansiedade, confusão mental
•Pupilas aumentadas
•Vômitos
•Inconsciência


A vítima foi mordida por uma aranha sabidamente venenosa ou alguns dos sintomas abaixo surgiram em conseqüência da picada?
•Câimbras dolorosas e enrijecimento muscular no abdome ou ombros, peito e costas
•Náusea, vômitos
•Inquietação, tontura, problemas em respirar, convulsões
•Febre, calafrios, suor intenso


A pele foi perfurada ou a picada/mordida causou um sangramento importante?

A mordida foi em uma articulação e está causando dor com a movimentação dela?

O animal era selvagem ou não foi vacinado contra a raiva?

Existe algum dos sinais abaixo 24hs após a mordida/picada?
•Febre
•Vermelhidão
•Inchaço importante
•Pus




Dicas de autocuidado
Primeiros socorros para picadas de cobra venenosa:
•Mexa a vítima com cuidado, para longe da cobra. Carregue a vítima se necessário;
•Acalme a vítima e faça-a repousar. Movimentar-se pode fazer com que o veneno se espalhe;
•Delicadamente, lave a área da picada com água e sabão;
•Mantenha o local da picada abaixo do nível ou no mesmo nível do coração. Não eleve o membro picado;
•Coloque uma tala no local da picada para evitar a sua movimentação;
•Observe cuidadosamente a cobra, se você for capaz. Descreva a cobra, o formato de seus olhos e pupilas, forma da cabeça, cor e presença de escamas;
•Não tente matar a cobra. Você pode ser picado também;
•Não aplique gelo ou compressa fria na picada;
•Não corte a marca da picada;
•Não tente chupar o veneno;
•Não aplique torniquete ou atadura no ferimento.
Primeiros socorros para picadas de aranhas venenosas:
•Faça respiração boca-a-boca se necessário;
•Se puder, mantenha a área picada abaixo do nível do coração;
•Acalme a vítima e mantenha-a aquecida;
•Delicadamente, lave a área da picada com água e sabão ou álcool;
•Coloque um pacote de gelo sobre o local sobre o local da picada, para aliviar a dor;
•Se puder, apanhe a aranha em uma caixa ou vidro fechado para a sua identificação.
Para mordida de cães e gatos:
•Lave imediatamente o local da mordida com sabão e água morna durante 5 minutos. Isto ajuda a remover a saliva do animal e outras sujeiras. Se a mordida for profunda, lave a região com água por 10 minutos. Isto ajuda a proteger contra infecção. Seque o ferimento com uma toalha limpa;
•Se a ferida estiver inchada, aplique gelo embrulhado em um pano limpo por 10 minutos;
•Providencie para que a vítima receba vacina contra tétano se ela não estiver em dia;
•Se a mordida doer, tome um medicamento para dor. Observe o ferimento por alguns dias, verificando se há sinais de infecção;
•Se você conhecer o dono do animal, procure saber a data de vacinação dele contra a raiva. Se a vacinação não estiver em dia ou se você não souber se o animal é ou não vacinado, comunique o fato à Secretaria de Saúde de sua cidade e providencie para que o animal seja observado pelos próximos 10 dias para Ter certeza de que ele não terá raiva.
Para picadas de cobras não venenosas:
•Lave delicadamente a região com água e sabão;
•Trate a picada como um ferimento menor;
•Consulte um médico se aparecer algum sinal de infecção.
Para mordida de humanos sem sangramento importante:
•Lave o ferimento com água e sabão por pelo menos 5 minutos, mas não esfregue com força;
•Enxágüe com água corrente ou com solução anti-séptica;
•Cubra o ferimento com gaze estéril.

Afogamento








O afogamento acontece quando uma pessoa fica submersa em água ou outro líquido e a respiração pára. Se as vias aéreas não forem esvaziadas, a vítima morre. Quase-afogamento é quando a pessoa está em perigo de afogamento.

É preciso muito pouco líquido para que uma criança se afogue. De fato, apenas 5 centímetros de água em uma banheira ou tanque já são suficientes para matar um bebê maior. Vasos sanitários também são perigosos, se uma criança cai com a cabeça dentro deles.

Adultos costumam se afogar em situações diferentes. Durante o tempo quente, por exemplo, os adultos ficam tentados a se refrescar com bebidas alcóolicas enquanto nadam ou andam de barco. Esta não é uma boa idéia. O álcool interfere no bom julgamento e é um dos fatores mais importantes no afogamento de adultos.

Causas

•Câimbras no abdome ou nas pernas
•Perda de consciência
•Brincar em local muito fundo ou muito turbulento, ou acidentado para a sua habilidade de nadar
•Cair em águas profundas como poços artesianos, dutos de drenagem ou qualquer outra área que colete água de chuva
•Não saber nadar
•Derrame (acidente vascular cerebral)
•Ataque cardíaco
•Não usar salva-vidas ou bóias
Prevenção
Uma criança pode se afogar durante os segundos que se leva para atender um telefone ou atender à porta.

Para evitar que uma criança se afogue:

•Nunca vire as costas para um bebê em banheiras, tanques, piscinas, etc.
•Mantenha as crianças fora do banheiro, exceto se supervisionadas por um adulto. Coloque maçanetas à prova de criança nas portas do banheiro se necessário.
•Coloque uma cerca de segurança ao redor da piscina e instale portões de fechamento automático.Certifique-se de manter os portões sempre trancados.
•Certifique-se de que os vizinhos também tenham cercas ao redor das piscinas.
•Considere a possibilidade de ter um telefone sem fio no jardim para chamar um atendimento de emergência se necessário.
•Nunca deixe uma criança sozinha perto da água, piscinas ou qualquer outro grande reservatório de água.
•Ensine seu filho a nadar. Aulas para crianças de até 6 meses de idade ensinam as crianças a se manterem na superfície da água.
•Diga a seus filhos para nunca nadarem sozinhos e nunca nadarem muito longe da beirada sem a companhia de um adulto que saiba nadar.
•Alerte seus filhos para sempre verificarem a profundidade da água antes de mergulharem. Ela deve ser no mínimo de 2,70 metros.
•Faça curso de ressussitação cardiopulmonar e de segurança na água.
Para evitar que um adulto se afogue:

•Aprenda a nadar.
•Nade em local com salva-vidas, se possível.
•Nunca nade sozinho em uma praia ou piscina. Alguém deve estar por perto para o caso de você sofrer uma câimbra ou outra possível emergência.
•Se você não sabe nadar, sempre use bóias ou salva-vidas ao entrar no mar, piscinas e lagos ou andar de barco.
•Sempre verifique a profundidade da água antes de mergulhar. Ela dever ser de no mínimo 2,70 metros. Nunca mergulhe em uma piscina que fique acima do nível do solo.
•Não use banheiras ou Jacuzzi se tiver bebido bebidas alcóolicas. Você pode cair no sono na água morna e relaxante, escorregar para baixo da água e se afogar.
•Faça curso de ressussitação cardiopulmonar e de segurança na água.
Primeiros socorros em afogamento (Antes da chegada do atendimento de emergência):

•Tire a vítima da água, se puder fazê-lo com segurança.
•Monitore a respiração e o pulso. Se não houver respiração e pulso presentes, faça ressussitação cardiopulmonar. Se não houver respiração, mas a vítima tiver pulso, faça respiração boca-a-boca. Se a vítima estiver respirando e tiver pulso, coloque-a na posição de recuperação. Esta posição mantém as vias aéreas abertas e permite que a água engolida ou vômito drenem.
•Tire as roupas molhadas e frias da vítima e cubra-a com alguma coisa quente para prevenir hipotermia.
Primeiros socorros em quase-afogamento(Antes da chegada do atendimento de emergência):

Nota: Salvar uma pessoa que está quase se afogando é perigoso. Antes de nadar em direção à uma pessoa que está em perigo, tenha certeza de conseguir controlar a situação. Muitas pessoas se afogam no heróico ato de tentar salvar outra pessoa, porque não são treinados adequadamente e não pensaram direito nos riscos da situação.

•Primeiro, tente alcançar a pessoa com um mastro, cabo, etc., ou estendendo a mão. Se não conseguir alcançar a vítima, use um salva-vidas ou corda.
•Se a pessoa está além de onde você consegue alcançar e você decidir entrar na água, aproxime-se da pessoa com cuidado, por trás dela. Converse com ela, tentando acalmá-la enquanto você se aproxima mais. Faça a pessoa falar. Pergunte se está tudo bem e diga a ela para seguir as suas instruções.
•Agarre um pedaço da roupa ou passe uma mão em baixo por baixo do queixo da vítima e puxe-a de costas até a borda da praia.
(Nota: Durante o resgate, verifique o pulso e a respiração. Se não houver pulso e/ou respiração, faça os "Primeiros Socorros em Afogamento".)

•Diga à pessoa para estender os braços longe de você. Continue falando com ela para lhe dar confiança.
•Coloque a vítima na posição de recuperação. Essa posição mantém as vias aérea abertas e permite que a água ou vômito engolidos drenem.
•Tire as roupas molhadas e frias da vítima e cubra-a com alguma coisa quente para prevenir hipotermia.
(Nota: Todas as vítimas de quase-afogamento devem procurar atendimento médico, porque é comum o aparecimento de problemas de pulmão depois do episódio de quase-afogamento.)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Homofobia, essa palavra não existe


phobia se origina do grego, significando medo intenso, ou irracional, aversão instintiva, hostilidade ou uma reação mórbida no confronto de qualquer coisa.

Ocasiona um estado de angústia, impossível de ser dominado, que se traduz por violenta reação de evitamento, e que sobrevém de modo relativamente persistente, quando certos objetos, tipos de objeto ou situações se fazem presentes, imaginados ou mencionados As fobias são classificadas entre as neuroses de angústia, na teoria clássica das neuroses.
Uma fobia é uma espécie particular de medo.

Essa palavra vem do grego phobia; esta, por sua vez, deriva-se da palavra grega phobos, também nome de uma divindade grega, significando "pânico, terror", que incutia medo aos inimigos; daí os guerreiros dispunham de sua efígie nas armas.

Vamos ver algumas fobias.

Aracnofobia = aversão e medo mórbido irracional, desproporcional e persistente de aranha.

A agorafobia é o comportamento de evitação provocado por lugares ou situações onde o escape seria difícil ou embaraçoso caso se tenha uma crise de pânico ou algum mal estar.

A acrofobia pode ser perigosa, pois indivíduos que sofrem dela podem ter um ataque de pânico ao encontrarem-se em um lugar alto e não vislumbrarem uma forma de sair dele.

Bacillofobia = aversão e medo mórbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de micróbios.

Agora vamos ver a explicação para o termo HOMOFOBIA.
A homofobia (homo= igual, fobia=do Grego; "medo"), é um termo utilizado para identificar o ódio, a aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais e, consequentemente, contra a homossexualidade, e que pode incluir formas sutis, silenciosas e insidiosas de preconceito e discriminação contra homossexuais.
Isto segundo a página do Wikipédia feita pelo Portal LGBT

Entretanto a verdade é que toda FOBIA é uma patologia.
O que é uma patologia? Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados.

Mas até o momento atual ninguém provou cientificamente que homofobia seja uma patologia ou seja a homofobia nada mais é uma palavra sensacionalista e vazia que saiu do nada para atingir lugar algum. Sendo usado desta forma como bandeira por grupos LGBT para defender sua bandeira.

E a população como não é dada a pensamentos mais profundos abraçou e repete a palavra sem cogitar de sua veracidade, sai acusando a pessoa, você é homofobico.
Bem para mim seguindo alinha de raciocínio inicial do que é uma fobia, homofobia seria ou medo do sabão em pó omo ou medo de homens e não ódio e ou descriminação

A violencia no mundo

É verdade afirmar que a violência tomou conta do mundo em que vivemos. Nos programas policiais apresentados em horários inconvenientes tomamos conhecimento da barbárie humana, causada pelos próprios humanos. Qual seria a razão para tanta violência? Será que o homem retrogradou no tempo e no espaço? Achamos que sim. Está faltando ao ser humano uma identidade como pessoa humana que veio ao orbe terrestre para evoluir e não retrogradar. Casos horripilantes têm ocorrido todos os dias e denotamos que o amor e o perdão ainda estão distantes e fora da assimilação do ser humano.

Mães ao darem a luz a um filho procuram de todas as maneiras desfazerem-se de um ser indefeso como se fosse uma peça inútil para ele. Pais matam filhos e vice-versa, irmãos matam irmãos, casais agridem-se mutuamente, é um saco de gatos sem proporções. O livre – arbítrio morreu para o homem, pois o bem não foi aceito por seu coração, visto que a sua alma resolveu imantar com todas as forças o mal. O que fazer? Boa pergunta que requer uma sábia resposta.
Os acontecimentos ora em vigência na Terra nos remete ao grande Mahatma Gandhi, o Apóstolo da não violência, que sem derramar uma gota de sangue conseguiu libertar a índia e o Paquistão do domínio inglês. Qual foi o presente que recebeu por esse ato heroico? Um tiro a queima roupa causando-lhe morte imediata. Maohandas Karamchand Ghandi ou, como ficou conhecido, Mahatma Gandhi, foi acima de tudo um ativista da não violência. Formado em direito, foi um político e líder no movimento de independência da Índia, que era governada pelos ingleses.

Nasceu em uma cidade do litoral ocidental, chamada Porbandar, no dia 2 de outubro de 1869. Seu pai era funcionário público, cargo herdado pela família por gerações. Ainda criança casou-se com Kasturba, com quem teve quatro filhos homens. Prestes há completar 19 anos, em 4 de setembro de 1888, Ghandi parte para a Inglaterra, com o objetivo de estudar Direito. Em 1891, recém-formado retorna à Índia. Sem muitas opções de trabalho na Índia,

em abril de 1893, Ghandi parte para a África do Sul, para trabalhar como advogado em uma firma comercial indiana, que desenvolvia atividades naquele país. Foi na África do Sul que ele começou a lutar pelos direitos dos hindus, e a atuar como pacifista. Retorna à Índia em 19 de janeiro de 1915 (aos 45 anos), sendo que em seu desembarque em Bombaim foi recebido como um herói, por suas lutas em favor dos indianos na áfrica do Sul. Ficava cada vez mais conhecido por suas luta pelos direito do povo, sobretudo dos camponeses e operários mais pobres.

Em 1922, enfrenta pela primeira vez o governo britânico, ao organizar uma greve geral. Sua estratégia era a não colaboração com o governo britânico sem violência e de forma pacífica. Em março desse ano foi preso, acusado de rebelião contra o governo, e condenado a 6 anos de prisão. Após 2 anos, em 1924, Ghandi foi solto, pois sofria de apendicite aguda, e precisava passar por uma cirurgia. Aos 60 anos, em 1929, Ghandi retoma sua luta pela libertação da índia. Nesse ano percorreu toda a Índia.

Em 1931 Ghandi vai à Londres, para pedir aos ingleses que concedam à independência a Índia. Foi sua última visita à Inglaterra. Em 1932, novamente na Índia, volta a ser preso, sendo que, nessa época, mais de 32 mil pessoas foram condenadas por crimes políticos. Ghandi só foi solto em maio de 1933, isso porque temiam por sua vida, já que ele insistia em fazer jejum por longos períodos. Em 8 agosto de 1942, o Congresso Indiano aprovou a resolução “Saiam da Índia”, dirigido somente ao governo britânico, pois as forças armadas britânicas poderiam permanecer. No dia seguinte, Ghandi voltou a ser preso, assim como outros membros do Congresso.

A situação então saiu do seu controle, e a violência passou a imperar. Sua esposa, Kasturba (chamada por ele de Ba = Mãe) ficou junto a Ghandi na prisão. Em 22 de janeiro de 1944, Kasturba morreu por complicações cardíacas e bronquite. Foi uma grande perda para Ghandi. Em 6 de maio Ghandi é libertado, graças a pressões públicas e às advertências dos médicos (estava com ancilostomose, malária e disenteria amebiana). Essa foi à última passagem de Ghandi pela prisão. Em 1947, era grande a hostilidade entre os hindus e os muçulmanos. Uma Guerra Civil se estabeleceu, pois a violência vinha de ambas as partes.

Enquanto isso Ghandi pregava a não violência em suas incansáveis peregrinações. Para ele, a Índia deveria ser unificada. No dia 30 de janeiro de 1948, após o término de um jejum que havia durado 5 dias, Ghandi foi assassinado com três tiros pelo hindu Nathuram Vinayak Godse, no jardim de sua casa, onde estava sendo realizada uma grande reunião de orações. Godse matou Ghandi por que era contra a tolerância religiosa pregada por ele, o que teria causado a criação do Paquistão, contra a qual era contra. O cortejo fúnebre, realizado no dia seguinte, durou 5 horas, em uma procissão acompanhada por milhões até o rio Yamuna, onde seu corpo foi colocado em uma jangada e incinerado, conforme a tradição hindu. (Humberto Rohden/ GOLD, Gerald. Gandhi: uma biografia fotográfica. Rio de Janeiro: F. Alves, 1983/infoescola.com.br./.

Muito antes um ser de grande sapiência considerado o pregador da paz, do amor, do perdão, da fraternidade e da caridade seria alvo da inveja, do orgulho e do medo dos reis da antiguidade, pois sentiam seus tronos ameaçados. Seu nome Jesus Cristo o Salvador da humanidade. Foi crucificado e morto. Outros seres humanos que vieram pregar o bem também sentiram na pele à violência e a grande Joana D’Arc é um exemplo vivo, pois foi vítima da “Santa Inquisição”, pois queria a liberdade de seu país do domínio inglês. Onde se insere o bem no homem? Nem mesmo ele sabe. Parece que o homem quer anular o poder de Deus.

É absolutamente impossível ao homem adquirir poder sobre Deus. Ninguém tem o poder de anular a obra de Deus. Verdade é que no mundo dos fenômenos pode haver, e há mesmo, discórdia passageira, luta desarmonia, mas isso não existe para ti, se penetrares naquela zona de Deus, nela viveres e tiveres a nítida consciência de que, o que Deus creou (criou), existe para sempre, e o que Deus uniu não pode ser desunido por homem algum.

O Brasil, antes um país pacto, hoje domina o ranking mundial da violência, da corrupção e da perda dos valores sociais. Predomina o desemprego, a miséria, a violência e o descaso é total. Não existe responsabilidade social no tocante a educação, a saúde e a segurança. O país se transformou num ovo desonerado (em dissolução). As Ciências Políticas se transformaram em politicagem, a corrupção encontrou guarida nos mais altos poderes da nação e a imunidade e a impunidade campeiam e o governo quer espremer ainda mais a população sofrida sugando-lhe a última gota de sangue na cobrança de impostos imorais. O Presidente do Senado continua altivo como se nada tivesse acontecido com ele, apesar de ter por ação de amigos se livrado dos onze processos que respondia. A Constituição jamais será igualitária para todos, pois se um pobre furtar uma lata de leite em qualquer supermercado para saciar a fome de seu filho será autuado em flagrante delito e encaminhado ao presídio. Existe na realidade uma grande inversão de valores.

Crianças, menores e adolescentes matam para roubar, para comprar drogas e estão amparados pelo Código da Infância e da Adolescência, e o menor não infrator sujeito a todo tipo de violência. Esse mal já tomou contas das escolas públicas e até privadas. Pasmem a religião que deveria ser um viés para o bem está cheia de pretensos curadores, adoradores do vil metal, de pedófilos e de contraventores. O pior é que as “autoridades” constituídas desse país sabem do câncer, mas não aplicam nenhum remédio eficaz. No futebol a violência maligna tem feito muitas vítimas fatais. A pistolagem campeia no Brasil de meu Deus. Sequestros estão de volta, assaltos a bancos também, e os governantes teimam em não investir no homem preferem investir em seus patrimônios. Existem exceções? Claro, mas são tímidas demais.

O portfólio do crime aumenta a cada dia que passa, a miséria continua sendo o ponto forte do país, aliada ao desemprego e a miséria, enquanto deputados e senadores discutem quanto será o salário mínimo e o impacto que ele causará na economia brasileira. Quando eles resolvem aumentar os seus fazem a calada da noite e a aprovação é tão rápida que o conhecimento se transforma em surpresa e espanto. O Brasil deveria ser novamente governado pelos militares, pois esse tipo de baderna não existia na época, e esse negócio de crítica, de tortura era tão somente para as aves de rapina voltar ao poder e encher os bolsos de reais, dólares e euros.

A psicosfera brasileira está negra e enlameada, suja e fedorenta, enquanto um jogador de futebol qualquer ganha tubos de dinheiro, acadêmicos que enfrentam anos a fio as cadeiras das universidades como graduação, pós-graduação, mestrados, doutorado e pós-doutorados são aquinhoados com verdadeiras merrecas. Traficantes de todos os matizes vivem livremente em nosso país gozando de todas as benesses, enquanto laranjas e policias se matam mutuamente. A pior droga do mundo, o álcool é vendido livremente no país, pois rende milhões ao governo. Outra droga perigosa e legalizada é o cigarro que tem ceifado a vida de milhões de brasileiros por câncer, enfisema pulmonar, tuberculose, infarto, AVC ou AVE. Precisamos mudar essa situação geênica e cobrar da nova presidente que afirmou em campanha que o Brasil em quatro anos de seu governo estaria livre de todas essas mazelas. Acredite se quiser. Pense nisso!

Informações sobre a MAÇONARIA

A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

Quais são os seus princípios ?
A liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos semdistinguir a religião, raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo CRIADOR e, portanto, humanos e como conseqüência, a fraternidade entre todas as nações.

Qual é o lema ?
Ciência - Justiça - Trabalho
.
Ciência, para esclarecer os espíritos e elevá-los;
Justiça, para equilibrar e enaltecer as relações humanas;
Trabalho por meio do qual os homens se dignificam e se tornam independentes economicamente. Em outras palavras, a Maçonaria trabalha para o melhoramento intelectual, moral e social da humanidade.

Qual é o seu objetivo ?
Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e prática das virtudes.

A Maçonaria é religiosa ?
Sim, é religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, porque é uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo. Estes fatores que são essenciais e indispensáveis para a interpretação verdadeiramente religiosa do UNIVERSO, formam a base de sustentação e as grandes diretrizes de toda ideologia e atividade maçônica.

A Maçonaria é uma religião ?
Não. A Maçonaria não é uma religião. É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E esse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio as pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção.

Para ser Maçom é necessário renunciar a religião a qual se pertence ?
Não, porque a Maçonaria abriga em seu seio homens de qualquer religião, desde que acreditem em um só Criador, o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus. Geralmente existe essa crença entre os católicos, mas, ilustres prelados tem pertencido à Ordem Maçônica; entre outros, o Cura Hidalgo, Paladino da Liberdade Mexicana; o Padre Calvo, fundador da Maçonaria na América Central; o Arcebispo da Venezuela, Don Ramon Ignácio Mendez, Padre Diogo Antônio Feijó; Cônegos Luiz Vieira, José da Silva de Oliveira Rolin, da Inconfidência Mineira, Frei Miguelino, Frei Caneca e muitos outros.

Quais outros homens ilustres que foram Maçons?
Filósofos como Voltaire, Goethe e Lessing; Músicos como Beethoven, Haydn e Mozart; Militares como Frederico o Grande, Napoleão e Garibaldi; Poetas
como Byron, Lamartine e Hugo; Escritores como Castellar, Mazzini e Espling.

Somente na Europa houve Maçons ilustres ?
Não. Também na América houve. Os libertadores da América foram todos maçons. Washington nos Estados Unidos; Miranda o Padre da Liberdade sul-americana; San Martin e O’Higgins, na Argentina; Bolívar no Norte da América do Sul; Marti em Cuba; Benito Juarez no México e o Imperador D. Pedro I no Brasil.

Quais os nomes de destaque no Brasil que foram Maçons ?
D. Pedro I, José Bonifácio, Gonçalves Lêdo, Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Prudente de Morais, Campos Salles, Rodrigues Alves, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Braz, Washington Luiz, Rui Barbosa e muitos outros.

O que a Maçonaria combate ?
A ignorância, a superstição, o fanatismo. O orgulho, a intemperança, o vício, a discórdia, a dominação e os privilégios.

A Maçonaria é uma sociedade secreta ?
Não, pela simples razão de que sua existência é amplamente conhecida. As autoridades de vários países lhe concedem personalidade jurídica. Seus fins são amplamente difundidos em dicionários, enciclopédias, livros de histórias, etc. O único segredo que existe e não se conhece senão por meio de ingresso na instituição são os meios para se reconhecer os maçons entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.


Quais as principais obras da Maçonaria no Brasil?
A Independência, a Abolição e a República. Isto para citar somente os três maiores feitos da nossa história, em que maçons tomaram parte ativa.

Quais as condições indispensáveis para poder pertencer à Maçonaria ?
Crer na existência de um pricípio Criador; ser homem livre e de bons costumes; ser consciente se seus deveres para com a Pátria, seus semelhantes e consigo mesmo; ter uma profissão ou ofício lícito e honrado que lhe permita prover as suas necessidades pessoais e de sua família e a sustentação das obras da Instituição.

O que se exige dos Maçons ?
Em princípio, tudo aquilo que se exige ao ingresso em qualquer outra instituição: respeito aos seus estatutos regulamentos e acatamento às resoluções da maioria, tomadas de acordo com os princípios que as regem; amor a Pátria; respeito aos governos legalmente constituídos; acatamento às leis do país em que viva, etc. E em particular: a guarda do sigilo dos rituais maçônicos; conduta correta e digna dentro e fora da Maçonaria; a dedicação de parte do seu tempo para assistir às reuniões maçônicas; à pratica da moral, da igualdade e da solidariedade humana e da justiça em toda a sua plenitude.
Ademais, se proíbe terminantemente dentro da instituição, as discussões políticas e religiosas, porque prefere uma ampla base de entendimento entre os homens afim de evitar que sejam divididos por pequenas questões da vida civil.
O que se obtem sendo Maçom ?
A possibilidade de aperfeiçoar-se, de instruir-se, de disciplinar-se, de conviver com pessoas que, por suas palavras, por suas obras, podem constituir-se em exemplos; encontrar afetos fraternais em qualquer lugar em que se esteja dentro ou fora do país. Finalmente, a enorme satisfação de haver contribuído mesmo em pequena parcela, para a obra moral e grandiosa levada a efeito pelo homens. A Maçonaria não considera possível o progresso senão na base de respeito à personalidade, à justiça social e a mais estreita solidariedade entre os homens. Ostenta o seu lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" com a abstenção das bandeiras políticas e religiosas. O segredo maçônico, que de má fé e caluniosamente tem se servido os seus inimigos para fazê-la suspeita entre os espíritos cândidos ou em decadência, não é um dogma senão um procedimento, uma garantia, uma defesa necessária e legítima, porém como inevitavelmente tem sucedido com todo direito e seu dever corretivo, o preceito das reservas maçônicas já tem experimentado sua evolução nos tempos e segundo os países. A Maçonaria não tem preconceito de poderes, e nem admite em seu seio, pessoa que não tenha um mínimo de cultura que lhe permita praticar os seus sentimentos e tenham uma profissão ou renda com que possa atender às necessidades dos seus familiares, fazer face às despesas da sociedade e socorros aos necessitados.

domingo, 7 de agosto de 2011

troca de pele

É um engano pensar que é apenas durante o banho que damos adeus às células mortas presentes na pele, na verdade fazemos isso o tempo todo, nossos olhos é que não são capazes de captar essa importante tarefa de nosso corpo.

A cada minuto eliminamos mais de 30 mil membranas celulares, nossa pele velha vai sendo trocada por outra novinha. Eliminamos mais de três quilos de pele por ano.

Mas para onde vai todo esse lixo celular? Sabe aquela poeirinha que insiste em ficar sobre seus móveis? Parte dela vem de ambientes externos, mas mesmo se não entrasse nenhuma partícula de poeira em sua casa, ela continuaria ali, sabe por quê? As milhares de membranas celulares, que você e sua família eliminam, se depositam sobre a superfície do ambiente onde vocês se encontram.

Um pouco de anatomia

Para entender como é feita essa troca de pele, comecemos pela composição da mesma.
A epiderme é formada por duas camadas:

1) extrato córneo (camada superior da pele)
2) extrato basal (camada inferior da pele)

O extrato córneo é composto por cerca de vinte e cinco camadas de células de pele achatada e morta, que só ficam esperando a hora certa para cair. O extrato basal é onde as novas células são produzidas, e como nosso organismo executa essa tarefa sem parar, é preciso haver uma substituição. À medida que células novas vão chegando, as velhas caem para abrir espaço para elas. A média de vida para cada célula é de três a quatro semanas.

Luminol contra o crime

Crimes sem solução ficaram no passado, a cada dia surgem novas tecnologias para auxiliar na busca do culpado, uma delas é o Luminol, que é um produto químico especial capaz de fazer aparecer traços sanguíneos até então invisíveis, é um grande aliado dos investigadores para revelar cenas ocultas de um crime.

Processo de utilização do Luminol:

1. Primeiro é preciso reconhecer o local onde se passou o crime. O Luminol é líquido, é preciso então borrifadores especiais para aplicá-lo nas possíveis áreas onde pode haver resquícios sanguíneos;

2. A reação química ocorre quando as substâncias presentes no Luminol entram em contato com o sangue, mais precisamente com as partículas de ferro existentes na hemoglobina (uma proteína do sangue). Através desta reação as marcas de sangue se tornam visíveis e radiantes, gerando uma intensa luz azul de maior visibilidade em ambiente escuro. O processo químico responsável por esta façanha é chamado de quimiluminescência, é similar ao que faz vaga-lumes brilharem.

Esse procedimento é muito importante porque a partir das manchas de sangue é possível sugerir uma dinâmica do que aconteceu no dia do crime. Com a ajuda do Luminol se consegue detectar até traços de DNA que permitem o reconhecimento tanto das vítimas como de culpados.

Observação importante: Mesmo que o assassino lave cuidadosamente o local do crime ou que tenham se passado até seis anos, é possível identificar os mínimos vestígios de sangue em praticamente qualquer tipo de superfície, até mesmo as lisas como azulejos. Por exemplo, se uma pia tiver sido lavada várias vezes com fortes produtos de limpeza após sangue ter circulado em seu interior, em apenas 5 segundos o Luminol é capaz de identificar os vestígios.