domingo, 14 de novembro de 2010

Para nunca se aposentar

--------------------------------------------------------------------------------

Para nunca se aposentar
Na natureza, as estações mudam com o tempo e as constelações seguem sua órbita sem cessar

E m qualquer lugar do mundo, seja qual for o tipo de trabalho que exerçam, seja no serviço público, seja numa empresa privada, as pessoas se aposentam. Em razão das muitas décadas de vida que dedicamos ao trabalho, dia após dia, é razoável que, quando cheguemos a uma idade avançada, nos seja dada a oportunidade de descansar e de gozar a vida.

Os habitantes de países desenvolvidos, em geral, têm um bom emprego e contribuem com impostos para receber os benefícios da aposentadoria. Desde tempos antigos, os chineses também têm o costume de “economizar grãos como precaução para dias de escassez” e “criar seus filhos como precaução para a velhice”. Essas são medidas para cuidar das dificuldades da aposentadoria. Em diferentes países, a idade estabelecida para a aposentadoria pode ser de 60, 65 ou até 70 anos. Como diz o ditado: “As ondas do Rio Yangtze seguem-se umas às outras.” Assim como no budismo existe a tradição de “passar a luz adiante”, na vida, devemos fazer planos para “passar o bastão adiante”. Essas são maneiras de lidar com a mudança da idade e do tempo.

O significado da vida

Para muitos que se defrontam com a aposentadoria, a vida, de repente, parece vazia e solitária, como se tudo estivesse perdido. Sem muita coisa para fazer, seus dias passam a ser preenchidos com tédio. Aposentar-se assim é como esperar pela chegada da morte, uma vez que a vida perde seu sentido e seu brilho. Por isso, muitos buscam uma “aposentaria sem descanso”. Na verdade, “Enquanto o universo flui, o sábio segue, incansável, em seu autodesenvolvimento”. Na natureza, as estações mudam com o tempo e as constelações seguem sua órbita sem cessar. Como parte da natureza, devemos também reconhecer a importância de que “ser monge por um dia é tocar o sino por um dia”, pois o significado da vida está em prolongar sua continuidade no universo. Não devemos permitir que nenhum dia seja vazio, pois “ainda que o orvalho da manhã se dissipe facilmente, ele é capaz de umedecer a terra; e ainda que o sol de inverno tenha vida curta, ele é capaz de derreter o gelo e a neve”.

Os antigos eram diligentes em sua determinação, não perdiam tempo e persistiam sempre até o fim. Como seres humanos, deveríamos ter em mente nunca nos aposentar, pois a primavera da vida está repleta de infinita energia.

A aposentadoria é, simplesmente, uma mudança de emprego. Observamos como os jovens estudam, como os adultos estabelecem suas carreiras e como os mais velhos passam suas experiências adiante. Devemos nos aposentar e continuar brilhando e resplandecendo na vida.

Frases
“A algazarra das crianças é música para os pais.
O riso dos avós é acalanto para os netos.
O carinho da esposa é brisa matinal para o marido.
O abraço do pai é refúgio para toda a família..”

Nenhum comentário:

Postar um comentário