Mais uma vez, a NASA anunciou que o mundo não vai acabar em 2012. O cientista Don Yeomans, do Laboratório de Propulsão a Jato da Agência Espacial explica porque as pessoas não precisam se preocupar com a lista de ameaças que podem acabar com nosso planeta e que tem sido divulgadas por aí.
O calendário maia tem sido tema de várias conversas conspiratórias nos últimos anos. Segundo o que dizem por aí, a folhinha maia acabaria no dia 21 de dezembro desse ano, indicando que nosso planeta seria extinto na mesma data. Mas pela enésima vez explicando, o calendário mais não acaba em 2012, o que acaba é somente um ciclo dele, e na sequência, se inicia outro.
O planeta “X”
O planeta X, ou Niburu (ou chame como quiser) é um suposto planeta que está em rota de colisão com nosso lar. Obviamente não há nenhum dado científico que comprove sua existência. Os astrônomos já teriam notado sua ameaça caso ele resolvesse dar uma voltinha no nosso sistema solar e varrer um planeta ou outro.
Mas e se a NASA estivesse escondendo isso? Bem, será possível que milhares de astrônomos consigam manter um segredo dessa proporção?
Tempestades solares
Sempre estamos divulgando aqui alguma notícia sobre tempestade solares, mas elas sempre aconteceram e como deu pra perceber, estamos ainda vivos. Entretanto, muitos ainda relacionam esse comum fenômeno em nossa estrela ao fim do mundo.
Explicando as tempestades solares: a atividade solar atinge um pico máximo a cada 11 anos, e está prevista para acontecer em maio de 2013.
Alinhamento planetário (inundações globais)
Alguns acreditam que os planetas do sistema solar se alinhariam no final desse ano, fazendo com a maré dos oceanos em nosso planeta fosse alterada, causando grandes inundações em várias cidades.
Mas a NASA cancelou o evento: não há alinhamento planetário esse ano, e mesmo que houvesse, isso não causaria nenhum dano à Terra, pois os únicos corpos celestes que podem influenciar o nosso planeta são a Lua (devido à proximidade) e o Sol (devido à sua enorme massa).
Mudança de eixo e inversão dos pólos magnéticos
Outro evento previsto para o final do ano é a mudança do eixo da Terra e a inversão dos pólos magnéticos. Só pra variar, isso também não vai acontecer. De acordo com Yeomans, o eixo de rotação da Terra é impossível de ser alterado, pois a órbita da Lua ao redor de nosso planeta o torna bastante estável.
À respeito da inversão dos pólos magnéticos, bem, isso sim pode acontecer. Mas não acontecerá nos próximos 500 mil anos. Não existem evidências de que os pólos terráqueos serão modificados num período tão curto. Isso leva milhares de anos para acontecer, o que seria percebido pelos pesquisadores.
E mesmo que isso acontecesse, não traria nenhum risco à nós. O único prejuízo seria o fato de que teríamos de regular nossas bússolas para a nova configuração da Terra.
Impacto de um meteoro
Um meteoro pode se colidir com nosso planeta no final do ano? Não! Mas isso pode acontecer em 2036 ou 2040, mas em 2012 não. Mesmo assim, nesses anos citados, as chances são muito pequenas, mas merecem a atenção dos cientistas.
Invasão alienígena?
Bem, quanto à isso não podemos garantir que não, mas as quais chances que eles venham fazer uma visitinha pouco antes do Natal? Muito pequenas. Acho que até merece ser desconsiderada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário