Há quem seja capaz de liderar multidões de pessoas,
mas não tenha competência para controlar seus próprios problemas
Um general pode ser capaz de comandar um milhão de bravos soldados em batalha, mas, em casa, ser incapaz de se relacionar com sua própria esposa. Há quem seja capaz de liderar multidões de pessoas, mas não tenha competência para controlar seus próprios problemas. É fácil ser um chefe de família, ou um prefeito, ou mesmo o líder de um país – difícil é ser o chefe de si mesmo. Por exemplo, podemos controlar nossas apreensões quando estamos doentes? Somos capazes de controlar nossa morte?
Arte de administrar
Em sua vida, você já pensou em como administrar seu tempo e ser seu próprio chefe? Quanto tempo você dedica aos estudos, ao trabalho e a servir os outros? Ou mesmo a viajar ou a visitar outros países, meditar e se autocultivar? Já pensou em como administrar seu espaço e aproveitar ao máximo o de sua casa: quartos, sala, escritório e jardim? Você faz pleno uso de seu escritório ou até de lugares públicos como parques, teatros e lojas de departamentos de maneira a expandir ainda mais o âmbito de sua vida? Você pensa em como administrar o seu dinheiro? Você separa as quantias apropriadas para as despesas rotineiras, doações, poupança e para a educação de seus filhos? Planeja tudo de maneira a não precisar se preocupar? Algumas pessoas, por causa da ganância, emprestam dinheiro com taxas de juros altíssimas. Mas, quando esse mesmo usurário vai à falência e perde tudo, isso demonstra que ele não sabia administrar seu próprio dinheiro.
Consciência
Para ser um bom chefe de família, você deve saber beneficiar os membros dela. Precisa educá-los e cuidar de suas necessidades básicas, assim como de suas despesas com viagens e médicos. Se não é capaz de resolver seus problemas, como pode ser seu “chefe”? Pela mesma razão, se não pode tomar conta de si mesmo, como pode ser seu próprio chefe? Para ser chefe de si mesmo, você deve desenvolver consciência profunda, aprimorar suas habilidades e ter um bom projeto para o futuro.
É, de fato, muito difícil ser o chefe de si mesmo, uma vez que não há como controlar o que os olhos querem ver, o que os ouvidos querem ouvir, nem o que a mente quer pensar. Por isso, para ser chefe de si mesmo, você deve ter sua própria opinião e praticar o Ch’an, a sabedoria e o Buda em sua mente. Provido dessas causas e condições, além de perseverança e determinação, você poderá, um dia, ser chefe de si mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário