Buracos negros na Internet
Hubble virtual
Para localizar esses buracos negros, os cientistas criaram um sistema batizado de Hubble, em homenagem ao telescópio espacial que procura por corpos celestes no espaço profundo. Em vez de vasculhar as galáxias, o Hubble virtual mapeia os mistérios dos roteadores e cabos de fibras-ópticas que formam a rede mundial de computadores.
Acessibilidade parcial
Como se originam de diversos computadores do PlanetLab, o Hubble virtual consegue detectar computadores que estão acessíveis de um ponto mas não de outro, uma situação conhecida como acessibilidade parcial. Pequenas falhas de comunicação são ignoradas - para ser registrado, um problema deve ser constatado em duas tentativas consecutivas de 15 minutos cada uma.
O mapa do céu da Internet é atualizado a cada 15 minutos, cobrindo todo o planeta. São mostrados todos o locais que estão passando por problemas, e que possuem computadores que não estão acessíveis de outros pontos da rede mesmo estando operando corretamente.
Ferramenta proativa
Cada bandeira no mapa corresponde a centenas e até milhares de computadores. Além do mapa, é apresentada uma listagem com os endereços IP dos servidores, contendo a indicação do país em que se encontram.
O principal objetivo do mapa produzido pelo Hubble virtual é fornecer uma nova ferramenta para os administradores de rede, que poderão ser alertados de forma proativa de problemas em sua área ou em seus roteadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário