domingo, 6 de novembro de 2011

Mistérios do envelhecimento

Cientistas americanos esperam obter novas perspectivas sobre os mistérios do envelhecimento através do sequenciamento do genoma de uma menina de 17 anos que tem o corpo e o comportamento de uma criança pequena.
Brooke Greenberg tem idade para dirigir e no próximo ano vai ter idade suficiente para votar - mas no peso e na altura, ela ainda é do tamanho de uma criança. Um estudo preliminar de seu DNA indicou que a sua incapacidade de crescer pode estar ligada a defeitos nos genes que fazem o resto da humanidade envelhecer. As informações são do Timesonline.

Se confirmada, a pesquisa pode dar aos cientistas uma nova compreensão do envelhecimento e até mesmo sugerir novas terapias para doenças ligadas à velhice. "Pensamos que ela tem uma mutação nos genes que controlam o seu envelhecimento e desenvolvimento, de modo que parece ter sido congelada no tempo. Se conseguirmos comparar o seu genoma com a versão normal, então poderemos ser capazes de encontrar os genes e ver exatamente como controlá-los", dizem os cientistas.

O caso da adolescente será o foco de uma conferência na Royal Society, em Londres. Uma série de descobertas científicas já mostrou que o ciclo de vida de muitos animais pode ser dramaticamente prorrogado com alterações em um único gene.

Em um estudo recente, Eline Slagboom, professor de epidemiologia molecular na Universidade de Leiden, na Holanda, coletou dados em 30.500 pessoas em 500 famílias de longa duração para encontrar os fatores metabólicos e genéticos que os tornam especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário