quinta-feira, 17 de junho de 2010

Rejuvenescimento

À medida que amadurecemos, o processo metabólico orgânico privilegia o catabolismo. Isso significa que as funções exercidas pelos diversos sistemas tendem ao desgaste. O envelhecimento, na forma como o conhecemos, são as marcas deixadas ao longo do tempo por esse desgaste gradativo e inexorável. tais transformações são mais visíveis na pele, por ser ela o tecido de revestimento do organismo e o elemento de primeiro contato com o mundo exterior. Este contato nem sempre ocorre de forma amistosa e afável, como nos contos românticos. Daí, necessariamente, a pele exercer importante papel na proteção das estruturas internas.

Cabe ao cidadão consciente buscar as informações que venham a contribuir para a vitalidade e performance da pele, cujas funções extrapolam, em muito, de ser simples barreira física mencionada. A pele participa, por exemplo, dos mecanismos de elaboração da Vitamina D, de termorregulação, excreção etc.

Alimentação balanceada e compatível com a atividade física desenvolvida, ingestão adequada de líquidos e oligoelementos, exercícios dentro de um programa bem orientado de condicionamento físico e proteção contra as radiações ultravioleta, usando o filtro solar adequado, compõem o arsenal básico na prevenção do envelhecimento precoce.

Com relação à luz solar, podemos dizer que parte dos raios ultravioleta é filtrada pela camada de ozônio atmosférica, enquanto as demais atingem a superfície terrestre, onde produzem seus efeitos. Daí, a preocupação dos ambientalistas com a proteção da camada de ozônio. A radiação ultravioleta C é a parte absorvida na atmosfera. As demais radiações - raios ultravioleta B e A - atravessam o cinturão protetor de ozônio na atmosfera e chegam à superfície da Terra.

Pela manhã e ao entardecer, a quantidade de radiação ultravioleta que nos atinge é menor, de vez que nestes horários os referidos raios atravessam obliquamente a atmosfera, percorrendo maiores distâncias e sendo mais absorvidos. Logo, devem ser os preferidos pelos frequentadores de praias e locais onde haja grande luminosidade solar.

Devemos evitar a exposição ao sol por volta do meio-dia justamente porque neste período a luz solar e, conseqüentemente, as radiações ultravioleta B e A atravessam perpendicularmente a atmosfera, percorrendo menores distâncias e são menos absorvidas na atmosfera. É por isso que, neste período, as ações provocadoras de lesões cutâneas cancerígenas são mais efetivas e deletérias, principalmente em pessoas de pele e olhos claros.

Para cuidados pessoais, consulte seu dermatologista, pois um programa de rejuvenescimento e combate ao câncer de pele será por ele elaborado, com resultados surpreendentes.

A pele é como a natureza, tem de ser preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário