Antienvelhecimento/Longevidade
Médicos relacionam longevidade com maior inteligência
Pesquisa mostra que pessoas com QI mais elevado têm maiores chances de viverem mais
Alguns fatores sociais, como situação financeira e acesso à educação, estão claramente relacionados com a possibilidade de se viver por mais tempo.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Edinburgo (Escócia) associa desta vez a longevidade também a aspectos intelectuais. Eles acompanharam os dados de mais de 2.200 adultos que em 1932, quando todos tinham 11 anos, haviam realizado testes de QI (coeficiente intelectual) e notaram que quanto maior o resultado, maiores as chances de viverem mais do que 76 anos.
Eles citam como exemplo que uma mulher com QI 115 teve o dobro de probabilidade de estar viva no momento do estudo do que a que conseguiu 85 em seu teste.
Entre homens com dados semelhantes, a probabilidade era 32% superior.
Não se sabe ao certo quais as razões desse vínculo. Os pesquisadores acreditam que o teste de QI realizado aos 11 anos pode refletir cuidados na criança desde o pré-natal, o que também determinaria uma melhor estruturação do organismo, habilitando-o a viver por mais tempo.
Eles também acreditam que quanto mais inteligente, a pessoa entende mais facilmente a importância de manter hábitos saudáveis, como parar de fumar ou de consumir bebidas alcoólicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário